08 outubro 2015

Banho Turco

|

Hoje falo-vos do banho turco. E porquê? Com a contínua demanda dos ginásios, e estes possuindo cada vez mais e melhores instalações, o banho turco surge como uma forma das pessoas relaxarem no final do treino. Mas serão só benefícios da utilização desta prática?


Historicamente, o banho turco surgiu na Finlândia por volta do século XVII, onde naquele tempo se constava, que a pessoa se colocava perto de um caldeirão de barro, em que se fervia água com folhas de eucalipto.
Hoje em dia, o processo é bem mais prático e simples pois utilizam-se caldeiras fabricadas em aço, instaladas externamente à cabina onde se pode usufruir dos seus benefícios, que se encarregam de conduzir o vapor para dentro da mesma. As cabinas podem ser feitas em alvenaria ou em plástico de qualidade elevada formado a vácuo, capaz de garantir a durabilidade necessária às altas temperaturas.

  • Os Benefícios

-O Banho Turco desintoxica o organismo, contribuindo para a redução dos sais, gorduras e toxinas. Sem esforço físico, descarrega a electricidade do corpo e relaxa os músculos, reduzindo o stress e eliminando dores musculares.
- É indicado por médicos em casos de alergias da pele, dos pulmões, bronquites, sinusites, resfriados, rinites, obesidade, reumatismo, esgotamento físico e mental, alcoolismo e tabagismo.
- O Banho Turco permite, pela sua própria acção, desengordurar o couro cabeludo, com melhoria das condições de oleosidade.


  • Cuidados e Contra-indicações

Antes de fazer Banho Turco deve aconselhar-se com o seu médico, porque se não for benigno esta experiência pode ser bastante desfavorável. Como resultado, quem tem hipertensão e problemas cardíacos ou vasculares não deve fazer sauna de vapor. Também nestes casos é desaconselhado o ritual nórdico do duche frio após um período de exposição ao calor. A mudança brusca de temperatura pode provocar um espasmo nas artérias, que não é nada aconselhável a quem tem problemas de circulação e de obstrução das veias. Também quem padece de hipertensão não deve ficar sujeito a um ambiente que aumenta ainda mais os valores arteriais.


Por fim a pergunta que tem de ser feita: Banho Turco ou Sauna?

Muitas vezes confunde-se banho turco com sauna, mas a realidade é que são terapias bem diferentes. O banho turco consiste em permanecer numa atmosfera saturada de vapor de água, com uma temperatura de cerca de 40-45 graus, no máximo. Por sua vez, a sauna faz-se numa atmosfera seca e pode atingir temperaturas mais elevadas.

12 comentários:

  1. Ajuda se o banho turco for num desses lugares LINDOS, né? Adoraria conhecer!

    ResponderEliminar
  2. Amei a resenha, os benefícios são ótimos!

    www.blognathanafranco.com

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia o banho turco, achei bem interessante.
    http://marymicucci.com

    ResponderEliminar
  4. Que bacana, adorei! Quero um nesses lugares lindos ai haha
    Beijo

    Dicas para Todas

    ResponderEliminar
  5. I really love you :)

    Can you follow me? I follow you :)
    If you comment my post, I will comment your five posts! :)
    http://www.sandrakopko.com/2015/10/floral-bomber.html

    ResponderEliminar
  6. Já tinha visto sobre esse banho no snapchat da Gabriela Pugliesi.
    bjs

    www.digoporai.com

    ResponderEliminar
  7. Nossa que vontade, adooooro esses lugares para relaxar.

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderEliminar